Curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação

👨‍🏫 Prof. Instituto Prisara ⏱ 160h 🏷 Educação e Pedagogia
Resumo

Transforme seu ensino com metodologias ativas! Torne seus alunos protagonistas e revolucione sua prática pedagógica.

Descrição

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Sobre o curso

Reestruture suas práticas pedagógicas para colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Este curso foi desenhado para educadores que desejam elevar o engajamento, a autonomia e a participação ativa dos alunos — alinhando-se às competências do século XXI: pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação e resolução de problemas complexos.

Mais do que apresentar “rótulos” de metodologias, você aprenderá a desenhar experiências de aprendizagem com começo, meio e fim: objetivos claros, evidências de aprendizagem, atividades autênticas, avaliação formativa e ajustes iterativos. Exploraremos, com profundidade prática, Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning), Gamificação, Aprendizagem Colaborativa e Ensino Híbrido (Blended Learning) — sempre com foco em aplicabilidade real, inclusive em contextos híbridos e EAD.

O que você vai dominar

  • Arquitetura de experiências ativas: como sair da aula expositiva para o desenho de atividades com protagonismo discente.

  • Planejamento reverso: começar pelos resultados de aprendizagem e criar avaliações e atividades coerentes.

  • Flipped Classroom eficaz: transformar a “lógica do tempo” com materiais prévios e aulas orientadas à prática.

  • PBL (Projetos): projetos multidisciplinares com problema autêntico, entregáveis públicos e rubricas claras.

  • PBL (Problemas): situações-problema desafiadoras que exigem pesquisa, análise e tomada de decisão.

  • Gamificação: mecânicas de jogo (missões, níveis, feedback, progressão) a serviço de objetivos pedagógicos.

  • Aprendizagem colaborativa: papéis, normas de participação, interdependência positiva e responsabilização individual.

  • Ensino híbrido: integração intencional de momentos online e presenciais, com personalização e trilhas.

  • Avaliação em metodologias ativas: rubricas, auto/hetero/pares, microfeedback e métricas de sucesso.

  • Inclusão e acessibilidade: diferenciação pedagógica para diferentes perfis, ritmos e necessidades.

Conteúdo programático (10 módulos)

  1. Fundamentos e mudança de paradigma
    De aula expositiva a desenho de experiências; motivação, engajamento e aprendizagem significativa.

  2. Planejamento reverso e objetivos de aprendizagem
    Resultados esperados, evidências e critérios; alinhamento currículo-atividade-avaliação.

  3. Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)
    Materiais prévios de qualidade, checagens rápidas, aula prática e comunidades de discussão.

  4. Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning)
    Problemas autênticos, cronograma, marcos, entregáveis, apresentação pública e rubricas.

  5. Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning)
    Estudos de caso, ciclos de investigação, papéis no grupo, síntese e metacognição.

  6. Gamificação em sala
    Narrativas, missões, progressão, feedback e mecânicas de colaboração; o que usar e quando não usar.

  7. Aprendizagem Colaborativa e Dinâmicas de Grupo
    Interdependência positiva, prestação de contas individual, coavaliação e gestão de conflitos.

  8. Ensino Híbrido (Blended Learning) e trilhas personalizadas
    Modelos (rotação por estações, laboratório, sala invertida), gestão do tempo e dados para personalizar.

  9. Avaliação formativa e evidências de aprendizagem
    Rubricas e checklists, devolutivas ágeis, portfólios, diários de bordo e indicadores de progresso.

  10. Implementação, escala e qualidade
    Planejamento de piloto, comunicação com a comunidade escolar, documentação e melhoria contínua.

 

 

Exemplos de atividades imediatas

  • Minute-Paper + Par-Check: checagem prévia curta para liberar a aula prática.

  • Projeto “Problema da Comunidade”: diagnóstico local → proposta → protótipo → apresentação pública.

  • Missões gamificadas: trilhas de tarefas com níveis de dificuldade e feedback em tempo real.

  • Rotações no híbrido: estação de investigação, estação de prática guiada e estação de tutorias.

  • Diário de Aprendizagem: pequenas entradas semanais com autoavaliação e metas.

Para quem é

Docentes, coordenadores, orientadores, designers instrucionais, tutores EAD, gestores escolares e educadores de projetos sociais ou corporativos que buscam tornar as aulas mais dinâmicas, relevantes e baseadas em evidências de aprendizagem.

Competências desenvolvidas

  • Desenhar experiências ativas alinhadas a resultados de aprendizagem.

  • Conduzir projetos/problemas com colaboração e responsabilização.

  • Aplicar gamificação de forma ética e pedagógica.

  • Personalizar trajetórias com ensino híbrido e dados de progresso.

  • Avaliar com rubricas e feedback formativo, coletando evidências claras.

Avaliação e certificação

  • Participação em atividades práticas por módulo.

  • Entregas com rubricas e devolutivas.

  • Projeto final: experiência ativa implementável (plano + rubrica + guia do estudante).

  • Certificação mediante cumprimento da carga horária e entrega do projeto.

Resultados esperados

  • Maior engajamento e autonomia discente.

  • Aulas mais significativas, com problemas/projetos autênticos.

  • Redução de passividade e aumento de participação e colaboração.

  • Evidências concretas de aprendizagem para comunicar a famílias e gestão.

  • Cultura de melhoria contínua apoiada por dados e feedbacks.

Objetivo principal 

Capacitar educadores a implementar metodologias ativas que transformem a experiência educacional, promovendo protagonismo do aluno, colaboração estruturada e avaliação formativa. Ao final, você estará apto(a) a planejar, aplicar e mensurar práticas como Flipped Classroom, PBL (Projetos e Problemas), Gamificação e Ensino Híbrido, respondendo com segurança às demandas do mundo contemporâneo.

Categoria

Curso livre — formação acessível e flexível para quem deseja aprimorar competências sem necessidade de formação acadêmica prévia específica na área.

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

MÓDULO 01 - INTRODUÇÃO ÀS METODOLOGIAS ATIVAS: CONCEITOS E FUNDAMENTOS
MÓDULO 02 - SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM)
MÓDULO 03 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL - PROJECT-BASED LEARNING)
MÓDULO 04 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
MÓDULO 05 - APRENDIZAGEM COLABORATIVA
MÓDULO 06 - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL - PROBLEM-BASED LEARNING)
MÓDULO 07 - ENSINO HÍBRIDO (BLENDED LEARNING)
MÓDULO 08 - AVALIAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS
MÓDULO 09 - DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Detalhes do Curso
⏱️
Duração
160 horas
📁
Módulos
4
📝
Atividades
05
👥
Alunos
1570
Preço :
R$ 0,00
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